parent nodes: Interpretações dos hexagramas


38, no i-ching



index do verbete
38, no i-ching
rw
iuol
jl

101 011




rw

Acima LI, O ADERIR, FOGO

Abaixo TUI, A ALEGRIA, LAGO

JULGAMENTO

OPOSIÇÃO. Em pequenas coisas, boa fortuna.

Quando as pessoas vivem em oposição e distanciadas umas das outras, não podem levar a cabo um grande empreendimento em comum. Seus pontos de vista divergem demais. Em tais circunstâncias, é sobretudo importante que não se proceda de maneira brusca, pois isto só agravaria a oposição. A ação deve se restringir a uma influência gradual em aspectos menores. Aqui, ainda se pode esperar um sucesso, pois trata-se de uma situação em que a oposição não exclui por completo a possibilidade de um entendimento.

Em geral a oposição aparece como um obstáculo, mas quando ela representa polaridades contrárias no interior de um todo que as engloba, tem uma função benéfica e importante.

As oposições entre o céu e a terra, o espírito e a natureza, entre o homem e a mulher, promovem a criação e a multiplicação da vida quando se descobre serem as diferenças complementares entre si. No plano das coisas visíveis, a oposição possibilita a diferenciação em categorias, pela qual se estabelece a ordem no mundo.

IMAGEM

Acima o fogo, abaixo o lago: a imagem da OPOSIÇÃO.

Assim, o homem superior mantém sua individualidade

em meio à comunidade.

Os dois elementos, fogo e água, mesmo quando estão juntos, nunca se misturam, porém, conservam sua natureza própria. Do mesmo modo, o homem superior também nunca se deixa levar à vulgaridade em virtude do convívio e de interesses comuns com pessoas de índole diversa da sua. Apesar de toda a proximidade, ele sempre preservará sua individualidade.

LINHAS

Nove na primeira posição significa:

O arrependimento desaparece.

Se você perde seu cavalo, não corra atrás dele.

Ele voltará por si mesmo.

Quando você encontrar pessoas más,

acautele-se contra erros.

Mesmo em épocas de oposição é possível agir de modo a evitar erros, de forma que o arrependimento desapareça. Quando a oposição surge, não se deve tentar forçar a união; procedendo assim o resultado seria, sem dúvida, c contrário, tal como um cavalo se afasta cada vez mais quando é perseguido. Se o cavalo é nosso, podemos deixá-lo seguir tranqüilamente, pois voltará sozinho. Do mesmo modo, quando um homem ligado a nós se afasta como conseqüência de um mal-entendido, voltara espontaneamente se o deixarmos agir em liberdade. Por outro lado, devemos ser cautelosos quando pessoas maldosas que não pertencem ao nosso meio forçam sua presença - também como conseqüência de um mal-entendido. O importante aqui é evitar erros: não se deve pretender afastá-los com violência, pois isso intensificaria ainda mais a hostilidade. Ao contrário, é necessário simplesmente tolerá-los, pois com o tempo se retirarão por sua própria iniciativa.

Nove na segunda posição significa:

Ele encontra seu senhor numa rua estreita.

Nenhuma culpa. Em virtude de desentendimentos tornou-se impossível a pessoas cujas naturezas se correspondem aproximarem-se da maneira correta. Neste caso, um encontro casual, em condições informais, também é aceitável, desde que haja uma afinidade interna.

Seis na terceira posição significa:

Alguém vê a carroça sendo arrastada para trás,

os bois detidos,

cortados o cabelo e o nariz de um homem.

Nenhum bom começo, mas um bom final. Às vezes parece que tudo está contra um homem. Ele se vê barrado e detido em seu progresso, sente-se insultado e ferido.47 Mas ele não deve se deixar confundir. Apesar de toda a oposição, é preciso que se mantenha firmemente unido àquele com quem possui afinidade. Apesar do mau começo, ao final tudo acabará bem.

Nove na quarta posição significa:

Isolado através da oposição.

Ele encontra um homem que lhe é semelhante em natureza,

com o qual pode estabelecer um relacionamento leal.

Apesar do perigo, nenhuma culpa.

Quando um homem se encontra em companhia de alguém de quem se vê separado por uma oposição interna, isso o conduz ao isolamento. Mas se nesta situação ele encontra um homem que em sua essência, em suas bases, lhe corresponde, em quem pode depositar total confiança, ele supera todo o perigo do isolamento. Sua vontade será bem sucedida e ele livra-se de erros.

Seis na quinta posição significa:

O arrependimento desaparece.

O companheiro abre seu caminho, rompendo o que o envolve.

Se fôssemos a seu encontro, como poderia isso ser um erro?

Um homem leal é encontrado, mas a princípio não é reconhecido como tal devido ao isolamento reinante. Mas ele abre seu caminho, rompendo o que o envolve e separa. Quando um companheiro se revela em toda sua essência, é nosso dever ir ao seu encontro e colaborarmos com ele.

Nove na sexta posição significa:

Isolado em virtude da oposição,

vemos nosso companheiro como um porco enlameado,

como uma carroça cheia de diabos.

Primeiro distendemos o arco em sua direção,

depois deixamos o arco de lado.

Ele não é um ladrão, no momento devido irá cortejar.

Enquanto se segue adiante a chuva cai;

depois vem a boa fortuna.

Aqui há isolamento em virtude de desentendimentos. Ele é provocado por condições internas e não por circunstâncias externas. Um homem desconfia de seus melhores amigos, considerando-os impuros como porcos enlameados e perigosos como uma carroça cheia de diabos. Ele se coloca na defensiva. Mas, ao final, reconhece seu erro, deixa o arco de lado e percebe que o outro vem com as melhores intenções, buscando uma estreita união. Assim a tensão se dissolve. A união põe fim ao antagonismo, assim como a chuva provoca o alívio da atmosfera sufocante que precede a tempestade. Tudo vai bem, pois a oposição, ao atingir sua culminância, transforma-se no seu contrário.

iuol

nota do autor

Este hexagrama se compõe do trigrama superior Li, a chama que arde tendendo para o alto, e do trigrama Tui, o lago, que flui para baixo. Estes movimentos são antagônicos. Além disso, Li é a segunda filha e Tui, a filha mais moça. Apesar de habitarem a mesma casa, pertencem a homens diferentes; por isso suas vontades divergem e buscam objetivos em direções opostas.

nota do autor

Os governantes do hexagrama são o seis na quinta posição e o nove na segunda. Por isso se diz no Comentário sobre a Decisão: "O maleável avança e ascende, atinge o meio e encontra correspondência no firme".

seqüência ;

Quando o caminho de A FAMÍLIA chega ao fim, surgem mal-entendidos. Por isso a seguir vem o hexagrama OPOSIÇÃO. Oposição significa mal-entendidos.

coletânea das indicações

OPOSIÇÃO significa estranhamento.

julgamentos anex os

Os homens da antigüidade encordoaram um pedaço de madeira e fizeram um arco; enrijeceram outro pedaço de madeira no fogo para fazer flechas. A utilidade do arco e da flecha consiste em manter o mundo atemorizado. Provavelmente inspiraram-se para isso no hexagrama OPOSIÇÃO.

O trigrama básico superior Li significa armas; o inferior, Tui, é associado ao oeste, ao metal, a matar, por isso a idéia do arco e flecha para manter o mundo sob temor e terror. 82 Neste hexagrama as correspondências entre as linhas são de grande importância. Em todas elas a situação é de oposição, porém a tendência ao longo delas é a de procurar arrefecer os mal-entendidos. É por isso que na primeira linha não se procura o cavalo que voltará por si mesmo, e na quarta linha se encontra alguém que lhe é semelhante em natureza. Na segunda linha se diz "ele encontra seu senhor", e de modo correspondente, na quinta posição se diz "o companheiro abre seu caminho, rompendo o que o envolve". Do mesmo modo, as palavras da terceira posição, "nenhum bom começo, mas um bom final", estão relacionadas às da sexta, "enquanto se segue adiante a chuva cai". Este hexagrama é o inverso do precedente.

julg amento

OPOSIÇÃO.

Em pequenas coisas, boa fortuna.

comentário sobre a decisão

OPOSIÇÃO; o fogo se move para o alto, o lago se move para baixo. Duas filhas moram juntas, mas suas mentes não estão voltadas para objetivos comuns. Alegria e dependência sobre claridade. O maleável avança e ascende, atinge o meio e encontra correspondência no firme. Por isso a boa fortuna em pequenas coisas. O céu e a terra são opostos mas aspiram à união. Todos os seres estão em oposição uns aos outros, e por isso seus efeitos se estruturam ordenadamente. Grande em verdade é o efeito da época da OPOSIÇÃO.

O nome do hexagrama é inferido dos relacionamentos originados pelo movimento dos dois trigramas. O fogo arde em direção ao alto, a água escorre para baixo: quando estão em estado de repouso seus movimentos podem se unir, mas quando se ativam, afastam-se um do outro cada vez mais. Originalmente as duas filhas estão juntas na casa paterna. Quando crescem seus caminhos se separam, pois se casam e ingressam em famílias diferentes. Assim, o movimento conduz a uma oposição cada vez maior. mas como se trata de um movimento natural, uma vez alcançado o ponto extremo ele se inverte por si mesmo. O trigrama Tui tem a alegria como atributo, o trigrama Li, a dependência da claridade. A alegria une, a clareza encontra o caminho certo para se chegar a ela. Além disso, as relações dos dois governantes são favoráveis, de modo que há uma possibilidade de sucesso, pelo menos em coisas pequenas. Porém, Confúcio vai mais longe ainda. Ele mostra que a oposição é justamente o pré-requisito natural da união. A oposição gera a necessidade de superá-la, como ocorre entre o céu e a terra, entre o homem e a mulher. Do mesmo modo, são as diferenças entre as coisas o que permite distingui-las com precisão, e assim classificá-las. Este é o efeito da fase de oposição, uma fase que deve ser superada.

imag em

Acima o fogo, abaixo o lago:

a imagem da OPOSIÇÃO.

Assim, o homem superior mantém sua individualidade em meio à comunidade.

As imagens dos trigramas, os quais em suas tendências se combatem, criam o estado de oposição, enquanto que seus atributos conduzem à sua superação. A alegria de Tui simboliza a fraternidade, a clareza de Li simboliza a individualidade nitidamente reconhecida. As duas filhas levam, portanto, à oposição, porque a mais velha, cuja autoridade deveria manter a ordem, está ausente.

linha móvel na osicaoextenso(1] posição

Nove na primeira posição:

a) O arrependimento desaparece. Se você perde seu cavalo, não corra atrás dele. Ele voltará por si mesmo.

Quando você encontrar pessoas más, acautele-se contra erros.

b) "Quando você encontrar pessoas más", acautele-se contra erros.

Enquanto uma oposição ainda não está envenenada, é possível aliviá-la. Um erro só ocorre quando se permite que vá demasiado longe. Esta linha está em relação com a quarta, que por sua vez encontra-se no trigrama nuclear K´an, cujo significado é cavalo. Mas a quarta, por não lhe corresponder, perde o cavalo. A linha inicial é firme, sabe controlar-se e por isso não corre atrás dele. O cavalo voltará por si mesmo quando a oposição tiver terminado o seu curso. A quarta linha, que pertence ao mesmo tempo ao trigrama nuclear K´an, perigo, e a Li, excitação, é o símbolo do homem mau. A alegria do trigrama Tui impede que a oposição se acentue e evita, assim, que erros sejam cometidos.

linha móvel na osicaoextenso(2] posição

Nove na segunda posição:

a) Ele encontra seu senhor numa rua estreita.

Nenhuma culpa.

b) Se ele encontra seu senhor numa rua estreita, então não errou o caminho.

Pretender alcançar algo através de caminhos tortuosos significa perder o rumo. mas o nove na segunda posição é firme e central, de modo que não está à procura de um encontro a qualquer preço. O encontro, apesar de informal (e portanto não inteiramente de acordo com as normas), é casual ou provocado pelo senhor, e por isso não há qualquer motivo para recriminar-se.

linha móvel na osicaoextenso(3] posição

Seis na terceira posição:

a) Alguém vê a carroça sendo arrastada para trás, os bois detidos, cortados o cabelo e o nariz de um homem.

Nenhum bom começo, mas um bom final.

b) "Alguém vê a carroça sendo arrastada para trás."

Isso ocorre porque o lugar não é correto.

"Nenhum bom começo, mas um bom final."

Isso ocorre porque se encontra um homem firme.

A posição não é correta porque o seis, que é fraco, encontra-se na terceira posição, que é forte. Além disso, esta linha maleável está entre as linhas fortes na segunda e quarta posições, as quais cometem transgressões, pois também estão nas posições adequadas. O trigrama nuclear K´an significa uma carroça; o trigrama nuclear Li, em cujo centro esta linha se encontra, está associado à vaca. O fato de que um bom final é alcançado se deve ao relacionamento com a linha forte ao alto, que resolve os mal-entendidos.

linha móvel na osicaoextenso(4] posição

Nove na quarta posição:

a) isolado através da oposição, ele encontra um homem que lhe é semelhante em natureza, com o qual pode estabelecer um relacionamento leal.

Apesar do perigo, nenhuma culpa.

b) "Um relacionamento legal, livre de culpas": isso significa que a vontade realiza seu objetivo.

O companheiro encontrado é a linha inicial forte, que possui o mesmo caráter do nove na quarta posição. Ambos querem superar os mal-entendidos, e o conseguem. Esta linha está isolada em virtude de circunstâncias externas, pois encontra-se entre duas linhas obscuras que representam pessoas inferiores. Aqui não há uma relação de correspondência com a linha inicial, e sim uma relação de similitude de natureza.

linha móvel na osicaoextenso(5] posição

Seis na quinta posição:

a) O arrependimento desaparece. O companheiro abre seu caminho, rompendo o que o envolve. Se fôssemos a seu encontro, como poderia isso ser um erro?

b) "O companheiro abre seu caminho, rompendo o que o envolve." Se fôssemos a seu encontro, isso traria bênçãos.

O companheiro é o nove na segunda posição. O seis na quinta posição encontra-se no trigrama básico superior Li, o nove na segunda está no trigrama nuclear inferior Li; por isso eles possuem uma natureza semelhante. Quando o nove na segunda posição se move, surge o hexagrama 21, MORDER, cuja segunda linha também morde através da carne. Isso descreve o líder que encontra um assistente capaz que o ajuda a aclarar os mal-entendidos. Aquele que ocupa a posição superior deve ir ao encontro do companheiro. A norma o exige. Um homem capaz não virá tomar a iniciativa e se oferecer.

linha móvel na osicaoextenso(6] posição

Nove na sexta posição:

a) isolado em virtude da oposição, vemos nosso companheiro como um porco enlameado, como uma carroça cheia de diabos. Primeiro distendemos o arco em sua direção, depois deixamos o arco de lado. Ele não é um ladrão, no momento devido irá cortejar. Enquanto se segue adiante a chuva cai, depois vem a boa fortuna.

b) A boa fortuna da queda da chuva significa que todas as dúvidas desaparecem.

O trigrama nuclear K´an significa porco, assim como carroça, astúcia, perigo e também ladrão. O trigrama Li significa um arco. Porém, como a terceira linha, à qual esses símbolos se referem, mantém uma relação de correspondência com o nove na última posição, tudo isso não passa de uma ilusão. Não se trata de um assalto hostil, porém de uma aproximação bem intencionada, cujo objetivo é uma aliança mútua. Quando isso é reconhecido, as dúvidas desaparecem e os mal-entendidos se esclarecem.

jl

Khwei indicates that, (notwithstanding the condition of things which it denotes), in small matters there will (still) be good success.

1. The first NINE, undivided, shows that (to its subject) occasion for repentance will disappear. He has lost his horses, but let him not seek for them;--they will return of themselves. Should he meet with bad men, he will not err (in communicating with them).

2. The second NINE, undivided, shows its subject happening to meet with his lord in a bye-passage. There will be no error.

3. In the third SIX, divided, we see one whose carriage is dragged back, while the oxen in it are pushed back, and he is himself subjected to the shaving of his head and the cutting off of his nose. There is no good beginning, but there will be a good end.

4. The fourth NINE, undivided, shows its subject solitary amidst the (prevailing) disunion. (But) he meets with the good man (represented by the first

p. 140

line), and they blend their sincere desires together. The position is one of peril, but there will be no mistake.

5. The fifth SIX, divided, shows that (to its subject) occasion for repentance will disappear. With his relative (and minister he unites closely and readily) as if he were biting through a piece of skin. When he goes forward (with this help), what error can there be?

6. The topmost NINE, undivided, shows its subject solitary amidst the (prevailing) disunion. (In the subject of the third line, he seems to) see a pig bearing on its back a load of mud, (or fancies) there is a carriage full of ghosts. He first bends his bow against him, and afterwards unbends it, (for he discovers) that he is not an assailant to injure, but a near relative. Going forward, he shall meet with (genial) rain, and there will be good fortune.

Footnotes

140:XXXVIII Khwei denotes a social state in which division and mutual alienation prevail, and the hexagram teaches how in small matters this condition may be healed, and the way prepared for the cure of the whole system. The writer or writers of Appendixes I and II point out the indication in the figure of division and disunion according to their views. In Appendix VI those things appear as a necessary sequel to the regulation of the family; while it is impossible to discover any allusion to the family in the Text.

Line 1 is strong, and in an odd place. A successful course might be auspiced for its subject; but the correlate in line 4 is also strong; and therefore disappointment and repentance are likely to ensue. In the condition, however, indicated by Khwei, where people have a common virtue, they will help one another. Through the good services of 4, the other will not have to repent. His condition may be emblemed by a traveller's loss of his horses, which return to him of themselves.

Should he meet with bad men, however, let him not shrink from them. Communication with them will be of benefit. His good p. 141 may overcome their evil, and at least it will help to silence their slanderous tongues.

Line 5 is weak, and its subject is the proper correlate of the strong 2. They might meet openly; but for the separation and disunion that mark the time. A casual, as it were a stolen, interview, as in a bye-lane or passage, however will be useful, and may lead on to a better understanding.

Line 3 is weak, where it ought to be strong. Its correlate, however, in 6 is strong, and the relation between them might seem what it ought to be. But the weak 3 is between the strong lines in 2 and 4; and in a time of disunion there ensue the checking and repulsion emblemed in the Text. At the same time the subject of line 6 inflicts on that of 3 the punishments which are mentioned. It is thus bad for 3 at first, but we are told that in the end it will be well with him; and this will be due to the strength of the sixth line. The conclusion grows out of a conviction in the mind of the author that what is right and good is destined to triumph over what is wrong and bad. Disorder shall in the long run give place to order, and disunion to union.

Line 4 has no proper correlate, and might seem to be solitary. But, as we saw on line 1, in this hexagram, correlates of the same class help each other. Hence the subjects of 4 and 1, meeting together, work with good will and success.

The place of 5 is odd, but the line itself is weak, so that there might arise occasion for repentance. But the strong 2 is a proper correlate to the weak 5. Five being the sovereign's place, the subject of 2 is styled the sovereign's relative, of the same surname p. 142 with him, and head of some branch of the descendants of the royal house. It is as easy for 5, so supported, to deal with the disunion of the time, as to bite through a piece of skin.

Line 6 is an even place, and yet the line is strong;--what can its subject effect? He looks at 3, which, as weak, is a proper correlate; but he looks with the evil eye of disunion. The subject of 3 appears no better than a filthy pig, nor more real than an impossible carriage-load of ghosts. He bends his bow against him, but he unbends it, discovering a friend in 3, as x did in 4, and 5 in 2. He acts and with good luck, comparable to the falling rain, which results from the happy union of the yang and yin in nature.
ENCYCLOPAEDIA V. 51-0 (11/04/2016, 10h24m.), com 2567 verbetes e 2173 imagens.
INI | ROL | IGC | DSÍ | FDL | NAR | RAO | IRE | GLO | MIT | MET | PHI | PSI | ART | HIS | ???